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Smarketing: Saiba a importância de alinhar o time de marketing com o de vendas!

Existe sempre um certo burburinho dentro do setor comercial, que coloca as áreas de marketing e vendas em lados completamente opostos durante toda a sua operação, muitos até encaram como um tom de verdadeiros inimigos. 

Mas, por que isso? Afinal, ambas áreas são complementares entre si, e o sucesso de uma empresa depende delas, por melhor que sejam os seus serviços de caldeiraria, a qualidade será em vão se você não conseguir divulgar seu serviço e vendê-lo de maneira efetiva. 

Por tanto, enquanto uma área continuar conflitante com a outra, dificilmente você vai conseguir explorar o máximo potencial do seu negócio, a união entre elas pode ser a chave para o sucesso, mas como fazer com que os opostos se atraiam? Qual a estratégia que deve ser utilizada?

A resposta é simples: o Smarketing. Você já ouviu falar sobre esse conceito? Sabe o que ele significa? 

No texto de hoje iremos mostrar tudo sobre ele e vamos mostrar qual a importância de alinhar o time de marketing com o de vendas e o impacto que essa união pode causar em uma empresa, confira!

O que é o Smarketing?

O Smarketing é um conceito que une as duas áreas comerciais mais famosas: o marketing e as vendas, o seu nome se refere a junção de ambas, o S representa sales (vendas), enquanto o marketing é composto pelo seu nome completo.

Esse é um termo que tem como foco, o alinhamento desses dois setores para obter resultados cada vez mais concretos. 

Todo mundo sabe que, dentro de uma jornada do cliente, o marketing e as vendas atuam em setores diferentes, enquanto o marketing foca na atração de novos prospects, a conversão deles em leads e a nutrição dos mesmos com o uso de materiais ricos.

Já a área de vendas foca na finalização, ou seja, em comercializar um produto ou serviço dentro de um tempo específico. 

Cada uma atua de uma forma e ambas são complementares uma para outra, é como um motor para portão eletrônico, sem ele, o portão não abre e de nada adianta seus esforços, então, um é o “motor” um do outro, trazendo sustentação e suporte para que a jornada seja concluída. 

Com o Smarketing o intuito é justamente o alinhamento, fazer com que essas duas áreas conversem entre si, e não rivalizam como é comum ser feito, o intuito é sempre gerar proximidade e fazer com que elas funcionem de forma unidas entre si. 

Qual o impacto do Smarketing?

De acordo com pesquisas da Hubspot, uma empresa que tem seu time comercial alinhado com o setor de marketing e o de vendas conversando bem entre si, consegue registrar um crescimento anual de cerca de 20% maior do que aqueles que não executam esse serviço. 

Quando você consegue trazer uma harmonia entre esses dois setores, as coisas começam a dar muito certo, já que como falamos acima, um é complementar do outro, e os dois juntos, podem se ajudar e crescerem juntos de maneira muito mais produtiva. 

O marketing pode ajudar as vendas a:

  • Concluir a transação;
  • Informando dados de clientes;
  • Preparando o terreno para a concretização da conversão;
  • Entre outros.

Já as vendas ajuda o marketing se antecipando dentro do funil, acompanhando o processo e atuando de forma eficiente, um complementa o outro e juntos, os resultados são garantidos. 

Quais os benefícios e a importância do Smarketing?

Acredite, não são poucos os benefícios que uma empresa ganha ao aplicar o Smarketing dentro dela, o primeiro deles é justamente o seu crescimento previsível, com um funil otimizado e funcionando quase no modo automático.

Fica muito mais fácil de entender o volume de clientes e o número de compras que serão feitas em determinado período, atuando com uma precisão maior, assim como um regulador de pressão de gás, que ajuda no controle da situação.  

O segundo benefício é a compreensão real da persona, geralmente, marketing e vendas tem uma visão diferente e isolada sobre o público-alvo de uma empresa.

Com o smarketing, é possível que ambas tenham a visão real da persona, solucionando dúvidas e questionamentos que o outro setor tinha e alinhando uma só ótica para a empresa. 

Por fim, vale destacar o aproveitamento melhor das oportunidades, quanto mais alinhado os setores estão, com mais facilidade eles encontram brechas e oportunidades de agir, é possível produzir conteúdos melhores e até mesmo, converter um lead com mais eficiência. 

Como alinhar o time de marketing com o de vendas?

No final das contas, o Smarketing acaba sendo um recurso imprescindível para qualquer empresa que deseja inovar e crescer dentro do seu mercado, sendo um item obrigatório assim como uma porta corta fogo, mas como aplicá-lo no seu negócio?

É claro que, para a implementação completa do Smarketing a jornada não é tão simples quanto parece, são várias etapas que devem ser cumpridas para que de fato o seu time de marketing e vendas se mantenham alinhados. 

Entre as principais tarefas, podemos ressaltar o tipo de linguagem, ambos precisam estar em sintonia e falar a mesma língua, o segundo ponto é conhecer concretamente a buyer persona e compartilhar a visão que cada um tem sobre ela. 

Também é necessário alinhar as estratégias de acordo com o funil de cada um e delegar as tarefas, outro ponto que vale salientar são os dados, eles precisam ser compartilhados em um único canal entre ambos os lados. 

O que achou do texto de hoje? Deixe a sua opinião sobre o texto e sobre o que acha do Smarketing nos comentários abaixo, não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.