Social Commerce: O que é?

O mundo hoje é digital. A internet pode potencializar vendas, alcançar novos clientes e estabelecer um local de troca de ideias, por isso, conhecer o Social Commerce pode ser de grande valor para sua empresa. 

Vender produtos através da internet aumenta os lucros de uma empresa e fazer isso nas redes sociais (não só Facebook e Instagram, mas uma rede onde haja interação entre usuários) pode ajudar ainda mais. 

Se por um lado isso auxilia quem vende, quem compra também sai ganhando. Essa é a ideia do Social Commerce: um ambiente para o comprador adquirir e avaliar os produtos comprados e estabelecer um diálogo com o fornecedor. 

Com o tempo, os comentários, compartilhamentos e avaliações se transformam em divulgação gratuita para sua loja. Para implementar o social commerce no seu negócio você precisa se planejar. 

Se para iluminar um imóvel é necessário ter um projeto de instalações elétricas que descreve todas as informações sobre a eletricidade, seu social commerce também precisa ser planejado e mapeado. Para estabelecê-lo, siga esses passos:  

Ferramentas

As redes sociais têm ferramentas que direcionam rapidamente o cliente até você. No caso do Instagram, existem:

  • Botões de contato; 
  • Possibilidade de deixar o número do whatsapp na Bio;
  • Colocar o link da loja;
  • Possui a opção de transformar o perfil em uma vitrine. 

Este processo se molda ao que você vende e ao que o seu cliente necessita e pode ser comparado com uma dobra de chapa, pois apesar de ser um material difícil de moldar, o aço pode ser transformado, a sua loja também. 

Saiba se o seu cliente precisa de um botão que o direcione para o e-mail, WhatsApp ou site. Para saber mais se é melhor colocar fotos mais próximas ou mostrar também o seu produto em imagens abertas, este é o próximo passo. Confira!

Audiovisual 

As redes sociais estão tomadas de imagens e vídeos. Mostrar o seu produto neste formato mas sem qualidade pode te prejudicar. Evite publicar vídeos amadores e fotos com problemas de iluminação e composição. 

Avalie cenários que combinem com o seu produto, situações que podem ser melhoradas com o que você fornece e momentos que são melhores com o que você vende. 

Retrate tudo isso da maneira mais fácil para o seu cliente ideal (vídeos, fotos, cortes rápidos, mensagens mais prolongadas).

Tudo é visual e o seu produto precisa ser retratado da melhor maneira. Isso passa confiança e profissionalismo e em um ambiente aberto a tantas pessoas e tantas possibilidades, este ponto é primordial para alcançar novas vendas: 

Confiança

Estabelecer confiança não é difícil, basta oferecer um bom trabalho. Como já dito anteriormente, o social commerce possibilita avaliações de clientes e após um tempo, elas podem te ajudar sendo propaganda do seu negócio. 

Isso é um gatilho mental para comprar, se tornando uma prova social. Prova social é o nome dado a técnicas utilizadas através da aprovação do seu produto por compradores. 

Pode ser uma publicação com comentários positivos, vídeos, fotos e depoimentos, tudo isso mantém o seu negócio em pleno funcionamento, assim como os serviços efetuados por uma manutenção predial, onde auxilia o mantimento e segurança dos locais. 

Tudo isso faz com que o seu negócio seja sempre uma novidade para algumas pessoas e alcance pessoas novas através de antigos compradores. 

O Social commerce é mais que necessário para vender. Ele abre portas para o seu negócio através das redes sociais. Para ler mais conteúdos como este, nos acompanhe!