O mundo hoje é digital. A internet pode potencializar vendas, alcançar novos clientes e estabelecer um local de troca de ideias, por isso, conhecer o Social Commerce pode ser de grande valor para sua empresa.
Vender produtos através da internet aumenta os lucros de uma empresa e fazer isso nas redes sociais (não só Facebook e Instagram, mas uma rede onde haja interação entre usuários) pode ajudar ainda mais.
Se por um lado isso auxilia quem vende, quem compra também sai ganhando. Essa é a ideia do Social Commerce: um ambiente para o comprador adquirir e avaliar os produtos comprados e estabelecer um diálogo com o fornecedor.
Com o tempo, os comentários, compartilhamentos e avaliações se transformam em divulgação gratuita para sua loja. Para implementar o social commerce no seu negócio você precisa se planejar.
Se para iluminar um imóvel é necessário ter um projeto de instalações elétricas que descreve todas as informações sobre a eletricidade, seu social commerce também precisa ser planejado e mapeado. Para estabelecê-lo, siga esses passos:
Ferramentas
As redes sociais têm ferramentas que direcionam rapidamente o cliente até você. No caso do Instagram, existem:
- Botões de contato;
- Possibilidade de deixar o número do whatsapp na Bio;
- Colocar o link da loja;
- Possui a opção de transformar o perfil em uma vitrine.
Este processo se molda ao que você vende e ao que o seu cliente necessita e pode ser comparado com uma dobra de chapa, pois apesar de ser um material difícil de moldar, o aço pode ser transformado, a sua loja também.
Saiba se o seu cliente precisa de um botão que o direcione para o e-mail, WhatsApp ou site. Para saber mais se é melhor colocar fotos mais próximas ou mostrar também o seu produto em imagens abertas, este é o próximo passo. Confira!
Audiovisual
As redes sociais estão tomadas de imagens e vídeos. Mostrar o seu produto neste formato mas sem qualidade pode te prejudicar. Evite publicar vídeos amadores e fotos com problemas de iluminação e composição.
Avalie cenários que combinem com o seu produto, situações que podem ser melhoradas com o que você fornece e momentos que são melhores com o que você vende.
Retrate tudo isso da maneira mais fácil para o seu cliente ideal (vídeos, fotos, cortes rápidos, mensagens mais prolongadas).
Tudo é visual e o seu produto precisa ser retratado da melhor maneira. Isso passa confiança e profissionalismo e em um ambiente aberto a tantas pessoas e tantas possibilidades, este ponto é primordial para alcançar novas vendas:
Confiança
Estabelecer confiança não é difícil, basta oferecer um bom trabalho. Como já dito anteriormente, o social commerce possibilita avaliações de clientes e após um tempo, elas podem te ajudar sendo propaganda do seu negócio.
Isso é um gatilho mental para comprar, se tornando uma prova social. Prova social é o nome dado a técnicas utilizadas através da aprovação do seu produto por compradores.
Pode ser uma publicação com comentários positivos, vídeos, fotos e depoimentos, tudo isso mantém o seu negócio em pleno funcionamento, assim como os serviços efetuados por uma manutenção predial, onde auxilia o mantimento e segurança dos locais.
Tudo isso faz com que o seu negócio seja sempre uma novidade para algumas pessoas e alcance pessoas novas através de antigos compradores.
O Social commerce é mais que necessário para vender. Ele abre portas para o seu negócio através das redes sociais. Para ler mais conteúdos como este, nos acompanhe!