O mercado de trabalho está em constante desenvolvimento, não somente no meio jurídico, como também para todo o restante do comércio mundial.
Hoje em dia, para ingressarmos em um cargo em uma boa empresa e conseguir um salário adequado para o estilo de vida de qualquer um, precisamos ter conhecimento técnico sobre determinados assuntos.
Como por exemplo, quando você ingressa em uma faculdade para estudar direito e se tornar um advogado trabalhista. Você precisa estar em constante desenvolvimento e aprendizado, estudando e aprendendo cada vez mais sobre tal nicho.
E, quando você se forma, você precisa adquirir experiência prática para que o mercado de trabalho te ofereça boas oportunidades de atuação.
Para que você seja capacitado para uma vaga hoje em dia, você precisa de um conjunto de habilidades, tanto técnicas quanto outras mais subjetivas.
Por isso, hoje iremos falar um pouco mais sobre as soft skills, que se classificam como habilidades mais subjetivas, mas que são extremamente necessárias para termos sucesso em nossas carreiras.
Soft Skills: o que são?
Como já citado anteriormente, as soft skills se classificam como um conjunto de habilidades mais subjetivas, relacionadas ao comportamento, a maneira como o profissional lida com situações, com outro profissional e até mesmo consigo.
Esse tipo de habilidade é um pouco mais complexa de ser mensurada, já que se trata de um conjunto de propriedades comportamentais de cada indivíduo.
Para te ajudar a entender melhor, separamos uma lista com as sete soft skills essenciais para qualquer profissional ter sucesso e até mesmo ingressar no mercado de trabalho. Sendo elas:
- Colaboração: se há uma habilidade mais procurada no mercado de trabalho, claro que a colaboração estaria em primeiro lugar, afinal essa habilidade se refere ao espírito do trabalho em equipe.
- Flexibilidade: sendo uma das habilidades muito procuradas para determinadas vagas, a flexibilidade se refere ao processo de adaptação de cada profissional ao que for solicitado a ele.
- Comunicação eficaz: essa habilidade está extremamente relacionada com a colaboração e a flexibilidade, a comunicação eficaz é essencial para que um profissional consiga se comunicar de forma clara e mais assertiva.
- Escrita: tida como o básico em toda proposta de trabalho, a escrita é necessária por diversos fatores, como a seriedade e clareza para se comunicar, escrevendo corretamente e em linguagem formal o profissional consegue transmitir mais confiança e competência.
- Organização: também tida como básica em toda vaga de trabalho, a organização é crucial para que um profissional não perca seus prazos, para que não se perca em processo, assim como para que o profissional não seja pouco produtivo.
- Criatividade: esse tipo de habilidade se relaciona muito com o marketing, afinal, o desenvolvimento de conteúdos, processos, e-mails e posts para suas redes sociais requer criatividade e desenvoltura para lidar com os desafios.
- Liderança: sendo uma habilidade muito requisitada para cargos mais altos, a liderança é essencial para que o profissional lidere com firmeza e companheirismo sua equipe e para consigo mesmo.
Entenda a diferença entre hard skills e soft skills
Como você percebeu acima, as soft skills são habilidades mais subjetivas, tais quais acompanham o profissional e dificilmente podem ser mensuradas, já que cada profissional será de uma forma.
As soft skills podem ser aprendidas, como qualquer outra habilidade do ser humano, porém nem todos conseguem desenvolvê-la com maestria.
Sendo algumas pessoas mais criativas do que outras, assim como algumas têm o espírito de liderança mais tangível do que outros profissionais.
Agora, no caso das hard skills, são habilidades mais práticas as quais podem ser aprendidas por meio de um curso técnico, uma graduação, treinamentos e até workshops.
E, diferente das soft skills, as hard skills podem ser mensuradas, ou seja, você precisa possuir um documento ou algo que comprove a sua competência com aquela habilidade.
Um bom exemplo de hard skills é a habilidade da programação, onde um profissional da área precisa de cursos, treinamentos e graduações para aprender sobre determinada linguagem de programação.
Assim como a tradução, onde, para traduzir um documento do inglês para o português, o profissional precisa conhecer e ter o entendimento técnico da língua inglesa para depois passá-la para a língua portuguesa, tal qual o mesmo também precisa ter conhecimento.
Por que as soft skills são importantes no mercado de trabalho?
Diversos profissionais ingressam no mercado de trabalho todos os dias, alguns têm seu lado humano (aqueles que são de humanas) mais aflorado do que profissionais que possuem mais afinidade com a área de exatas do mercado de trabalho.
É por isso que as soft skills são necessárias. Bons profissionais precisam ser organizados e saber lidar, tanto consigo quanto com outras pessoas.
Já que a maioria das coisas que vamos fazer no mercado de trabalho, acabamos dependendo de outras pessoas.
Isso porque, saber se comunicar, trabalhar sob pressão, e ser mais flexível em situações que envolvem a resolução de problemas afetam diretamente o desempenho do profissional, como também a produtividade da equipe.
Principais soft skills para advogados
Muitas soft skills são essenciais para os profissionais de direito, ainda mais quando os mesmos estão constantemente lidando com pessoas, processos, e claro, a lei.
Por isso, para que um profissional do direito seja excelente no que faz, não somente na parte mais técnica do direito, como também na parte humana da profissão, ele precisa desenvolver algumas habilidades. Sendo elas:
- Empatia: essa habilidade está ligada a saber se colocar no lugar do outro, entender como ajudar seu cliente em uma situação inusitada. Isso ajuda a gerar mais confiança e também a fortalecer o relacionamento interpessoal.
- Resiliência: situações adversas sempre irão existir, seja na profissão de advogado como em qualquer outro nicho do mercado, e saber administrar esses momentos é muito importante.
- Liderança adaptativa: esse termo foi criado por um professor de Harvard, Ronald Heifetz, onde a liderança adaptativa exige que as pessoas renunciem a formas ultrapassadas de abordar algumas mudanças e abracem novas formas de atuar como um líder. O líder adaptativo trabalha de forma mais comunicativa, ou seja, aquele que conversa e ouve mais a sua equipe.
- Adaptabilidade: a tecnologia está em constante desenvolvimento e inovação, e um profissional que não só saiba se adaptar em diversas situações, como também saiba se adaptar a essas tecnologias, é um profissional adaptável.
Conclusão
Atuar no direito e estar constantemente ligado às pessoas, é essencial na carreira do profissional de direito.
Portanto, saber liderar, se adaptar e principalmente se comunicar e ouvir, não somente seus clientes como também seus companheiros de trabalho, é essencial para o sucesso do profissional.
Apesar das hard skills serem necessárias na carreira de todos nós, as soft skills também são necessárias. O desenvolvimento do profissional, não somente no lado que envolve o seu trabalho, mas também o seu pessoal é essencial.
A cada dia uma nova tecnologia surge, um novo método de atuação é encontrado, e precisamos estar por dentro do que isso seja, afinal, os benefícios não só para o advogado mas para qualquer profissional, podem ser bem extensos.
E é isso que o marketing jurídico e o marketing digital tem em comum com as soft e hard skills, além dos profissionais do direito. O marketing busca inovar, se adaptar, se comunicar e influenciar pessoas pelo mundo.
O marketing jurídico é uma forma de manter o advogado atualizado e presente no digital, exercendo com maestria sua função, além de se proporcionar uma melhora gradativa no relacionamento entre cliente e advogado.
Um bom profissional hoje em dia precisa saber se comunicar e se portar, além de saber se adaptar às mais diversas situações do dia a dia, tanto dentro do escritório, como fora dele ou também no digital.
Tenha em mente que diversos profissionais têm suas carreiras mal faladas na mídia ou em sites de reclamações, como o Reclame Aqui, por não saberem se comunicar, se portar e entender seus clientes, além de não saberem prestar um serviço com excelência.
Por isso, para que o seu escritório seja considerado um ótimo escritório, você precisa saber ouvir e falar de forma assertiva.
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