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Supermercado: investimento em soluções integradas com tecnologia

As pessoas responsáveis pelas compras de um supermercado sempre buscam ambientes com disposição de produtos organizados, que facilitam ações simples como identificação de preços nas prateleiras.

Além de uma limpeza condizente com esse tipo de estabelecimento comercial e atendimento prático e ágil.

Com a disposição de diversos bens de consumo, os gerentes e funcionários precisam empregar técnicas apropriadas para facilitar a vida dos clientes, ao mesmo tempo em que é necessário apresentar as soluções para necessidades específicas no menor espaço de tempo possível.

Dessa forma, a atualização de equipamentos e máquinas que são utilizados nesse tipo de ambiente precisa ser realizada com frequência.

Assim é possível gerenciar a equipe responsável por cada setor, com o máximo de conforto e atendimento apropriado para os clientes.

Tecnologia ajuda no gerenciamento comercial

A automação comercial de um supermercado pode ser empregada em quatro áreas distintas, sendo elas:

  • Organização da loja;
  • Estoque de produtos;
  • Logística de carga e descarga;
  • Gerenciamento administrativo e financeiro.

Uma vez dentro da loja, o cliente encontrará uma infinidade de mercadorias expostas, prontas para serem escolhidas e compradas.

A disposição em prateleiras e ambientes climatizados determinarão a possibilidade de aquisição, conforme a necessidade.

A precificação dos produtos pode ser realizada de acordo com a sugestão do fabricante, ou conforme o estipulado para que a loja não tenha nenhum prejuízo ou o cliente seja lesado com preços absurdos.

Para que a equipe responsável por esse setor não tenha problemas, a tecnologia pode ajudar por meio de um software de gestão que comunica o valor empregado no comércio, de uma forma geral, permitindo que a competitividade seja natural e de acordo com o preço cobrado na região.

Facilidades que economizam tempo e mão de obra

A integração entre os setores é importante para que a gerência possa estabelecer metas de vendas, acompanhamento de produtos com data de validade, além de outros serviços que podem ser oferecidos aos clientes.

A partir do momento que está com o mercado aberto, gerentes e demais funcionários são responsáveis por tudo que acontece ao longo do dia, buscando atender a clientela da melhor forma possível.

A ideia principal é oferecer soluções e facilidades que podem ser resolvidas de maneira rápida e prática, para otimizar o tempo de todos, tanto cliente quanto funcionários.

Dessa forma, a acessibilidade junto a prateleiras bem dispostas, o atendimento de balcão em áreas que determinam esse modelo em específico, fazem clientes se decidirem por conta própria, conforme as necessidades e listas de compras.

Os produtos vendidos a granel podem ser pesados no processo final da compra, com uma balança comercial com impressora instalada no caixa do supermercado, dispensando mão de obra e dando mais agilidade ao processo de empacotamento.

Esse serviço é muito comum nos estabelecimentos comerciais que empregam a tecnologia como um fator essencial para as melhorias de atendimento, facilitando a administração de estoque e disposição de produtos em um supermercado.

Movimentação de cargas em pátio espaçoso

Uma área útil para a movimentação de cargas é imprescindível para os estabelecimentos comerciais que tratam com muitos fornecedores.

Os galpões destinados para o estoque dos produtos deve ser administrado de maneira apropriada, com possibilidades de organização de fardos e sacas de tamanho grande.

A presença de um elevador para carga e descarga é imprescindível, pois muitas prateleiras da área de estoque possuem altura muito acima do solo.

O uso de paleteiras e empilhadeiras também é muito comum, pois agiliza o processo de movimentação entre os espaços de entrega e armazenagem.

Os serviços dos fornecedores também passam por uma organização que deve ser controlada de maneira adequada, para não faltar nenhum produto nas prateleiras, e também não sobrecarregar causando excesso sem uma demanda suficiente nas compras.

Sendo assim, desde a transportadora cargas pequenas e locais até as que prestam serviços para os grandes distribuidores de bens de consumo devem estabelecer cronogramas para que o pátio e o galpão de estoque sejam controlados de maneira correta.

Sempre que um estabelecimento comercial está à disposição do público consumidor os produtos devem apresentar preços, entre outros dados obrigatórios implementados pelo Código de Defesa do Consumidor.

O gerente é o principal responsável por um estabelecimento comercial e pode determinar como será a exposição dos produtos e a precificação final.

O que muitos perceberam foi as facilidades implementadas pela tecnologia, nos mais diferentes setores e no treinamento das equipes que atendem os clientes.

Do balcão de frios ao caixa do supermercado, todos os processos demandam a intervenção da tecnologia, estimulando processos automatizados e permitindo uma gestão inovadora e abrangente dentro de toda a empresa.