O meio ambiente nunca foi uma pauta tão relevante e em alta no mercado como nos últimos anos. Afinal, é preciso tratar da necessidade de adotar práticas voltadas à sustentabilidade e que garantam o bem-estar e a saúde ambiental de maneira geral.
Porém, engana-se quem pensa que essas práticas devem ser adotadas apenas no nosso cotidiano pessoal, fechando bem a válvula de retenção para economizar água ou reciclando corretamente, as empresas também devem adotar a sustentabilidade.
Na verdade, a sustentabilidade passou de algo opcional para quase que obrigatório dentro de qualquer negócio, afinal, através dela, as empresas garantem diversas vantagens, por exemplo, as seguintes:
- Reconhecimento de marca;
- Imagem mais limpa sobre a empresa;
- Auxílio ao meio ambiente e a sociedade;
- Preocupação com o planeta;
- Preocupação com o futuro;
- Diversos outros benefícios.
Se você deseja implementar a sustentabilidade dentro da rotina de seu negócio, nós vamos te ajudar. No texto de hoje, separamos algumas dicas e estratégias para você aplicar a sustentabilidade em seu negócio, bora saber mais sobre?
1 – Faça o descarte correto dos resíduos
Independentemente do segmento com o qual sua empresa atua, com certeza o descarte de resíduos vai ter um número elevado, algumas mais e outras menos, é claro, mas de qualquer forma, o prejuízo para o meio ambiente sempre acaba sendo alto.
Para evitar que isso aconteça, é extremamente recomendado realizar o descarte de resíduos de maneira correta, para isso, encontre locais seguros para realizar o descarte de seus dejetos ou procure a ajuda de empresas autorizadas para essa tarefa.
Procure uma maneira totalmente sustentável que possa não ferir o meio ambiente ou ao menos impacta-lo de uma forma menos agressiva, mantendo a efetividade da sua produção de sapato de segurança, bem como de diversos outros itens.
2 – Cobre práticas sustentáveis e faça treinamentos
A mudança sustentável começa de dentro para fora, sendo assim, é crucial que você mude por completo o pensamento e estruturação da sua empresa, para que ela comece a funcionar usando as práticas mais sustentáveis possíveis.
Controle os gastos durante a jornada de trabalho, economize água e luz enquanto ninguém precisar desses dois recursos, compre lixeiras para separação do lixo, forneça meios de transporte alternativos aos seus colaboradores.
Também é importante fornecer treinamentos e palestras, isso vai ajudar com que toda a empresa comece a atuar de maneira sustentável, até que isso se torne um processo automático e funcional.
3 – Conscientize seus funcionários
A mudança inicial deve vir de forma interna, certo? Sendo assim, é preciso que você conscientize todos os seus funcionários para que eles adotem a sustentabilidade em sua rotina empresarial e, até mesmo, pessoal.
Como citamos acima, palestras e treinamentos ajudam a mudar a mentalidade, além disso, busque conversar com frequência e até mesmo estabelecer metas sustentáveis, beneficiando, por exemplo, o colaborador que mais reciclou durante o mês.
É sempre importante ressaltar a importância e o impacto da sustentabilidade, assim, sua empresa só será totalmente “verde” a partir do momento em que todos os seus funcionários estiverem conscientes sobre isso.
4 – Realize eventos sociais
Eventos sociais são uma ótima pedida para educar a população e manter o seu negócio ativo, apresentando soluções e fornecendo ao público conhecimento sobre temas importantes.
Procure por temas necessários, vá em comunidades carentes ou locais que precisam de um auxílio, promova a interação social e busque conscientizar a população, isso auxilia no crescimento da sua empresa que atua com, por exemplo, central de alarme de incêndio.
Quanto mais você levantar a bandeira de proteção social e ambiental, mais a sua empresa estará integrada dentro desse meio, e as suas práticas começarão a acontecer quase que de forma automática.
O que achou sobre o texto de hoje? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos caso tenha gostado, até a próxima!
Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.