Você acorda na segunda-feira cheio disposto a ser um profissional produtivo, mas logo que senta em frente ao seu computador e não sente a produtividade?
Vamos transformar essa incômoda realidade com um método poderoso para a gestão do seu tempo: a técnica de Pomodoro!
Para falar mais sobre esse assunto, convidamos o Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento – IBND. Acompanhe, abaixo, o que é e como inserir essa técnica na sua rotina.
Afinal, o que é a técnica Pomodoro?
Desenvolvida nos anos 80 por Francesco Cirillo, a técnica Pomodoro é um método de gerenciamento de tempo que usa uma ideia de dedicação exclusiva, em blocos de minutos, a uma determinada tarefa, seja ela acadêmica ou profissional.
A título de curiosidade a técnica recebe o nome de Pomodoro (tomate, em italiano), pois o cronômetro utilizado por Cirillo durante seus estudos possuía nada mais nada menos que o formato de tomate.
Como funciona a técnica?
No método original, é necessário concentrar-se em uma atividade por 25 minutos, descansar 5 minutos, e repetir o ciclo quantas vezes forem necessárias. Cada bloco de 25 minutos é chamado de 1 Pomodoro. Precisamos completar 4 Pomodoros para haver, após, uma interrupção maior de 15 a 30 minutos.
Regras
Em cada Pomodoro devemos nos dedicar exclusivamente a uma única atividade. Caso a terminemos antes dos 25 minutos acabarem, o tempo restante deve ser usado para fazer ajustes e revisões.
Por sua vez, para que as pausas sejam eficientes, o ideal é não realizar atividades que envolvam grandes esforços mentais ou que demandem muito tempo.
Cabe alertar: as redes sociais não devem ser utilizadas durante as pausas curtas!
E o que pode ser feito durante as pausas? Algumas dicas são: pequenas caminhadas pelo escritório, um lanchinho ou uma ida ao banheiro. Exercícios rápidos de meditação ou respiração também são muito bem-vindos.
Além disso, é possível personalizar a técnica. Caso você perceba que consegue manter a concentração por um tempo maior, pode reajustar a duração do Pomodoro. No entanto, é aconselhável não ficar mais de 1 hora focado em um mesmo trabalho.
Que resultados podem ser esperados a técnica Pomodoro?
Após um tempo utilizando a técnica, é possível colher resultados como:
- Percepção do tempo gasto para realizar determinadas atividades;
- Entender aquilo que costuma te distrair;
- Melhorar o planejamento e tomar melhores decisões a respeito de cada tarefa;
- Ter mais determinação nas metas e objetivos;
- Evitar a procrastinação;
- Disciplinar a mente para se concentrar;
- Aumentar o desempenho;
- Sentir-se menos cansado ao fim do dia.
Ferramentas online da técnica Pomodoro
Ainda que um papel, caneta e cronômetro tenham dado origem a técnica de gestão de tempo, hoje podemos nos valer da tecnologia para colocar o Pomodoro em prática.
Uma simples pesquisa no YouTube e você encontrará uma série de vídeos que executam a função de cronômetro, utilizando como pano de fundo músicas relaxantes para te ajudar a se concentrar ainda mais.
Contudo, se você preferir utilizar aplicativos, é possível encontrá-los com facilidade, tanto para sistemas Android quanto iOS.
Conclusão
A técnica Pomodoro é uma das mais eficientes para evitar a procrastinação e ajudar a acelerar a produtividade. Uma grande vantagem é que ela permite customizar o tempo para atender às necessidades de cada um. A única obrigação é respeitar os intervalos de descanso, o que é primordial para a mente relaxar e poder trabalhar melhor.
Gostou do artigo sobre a técnica Pomodoro? Que tal dar uma turbinada ainda maior na sua produtividade?
No curso de PNL do IBND, profissionais altamente capacitados irão ajudá-lo a se tornar um profissional cada vez melhor!