Falar que a tecnologia ajuda pequenas empresas a trabalhar de maneira mais inteligente é óbvio.
Mas se você opera uma pequena empresa, sabe que não é tão fácil decidir onde implementar a tecnologia, principalmente, evitando altos investimentos no início.
Na verdade, você não precisa tornar seu negócio 100% digital, mas pode incorporar a tecnologia em certas partes de suas operações, para tornar a gestão mais eficaz e eficiente.
Por exemplo, as pequenas empresas podem executar processos contábeis eficientes, usando ferramentas e software simples.
Com a ajuda de um software de contabilidade em nuvem, as pequenas empresas conseguem organizar o caixa, o faturamento, recebimentos, orçamento e relatórios financeiros, etc.
Porém, existem também outras maneiras bem simples de implantar a tecnologia para ajudar sua pequena empresa, essas que não requerem muito investimento e podem trazer bastante economia.
Pagamentos eletrônicos e serviços financeiros inteligentes
A revolução tecnológica não afetou apenas as operações comerciais, mas também o setor financeiro e bancário.
A tecnologia está ajudando as pequenas empresas a receber mais rapidamente por meios eletrônicos, como dinheiro online, acertos e sistemas de transferência digital de dinheiro.
Além disso, as empresas de pequeno porte agora podem depositar dinheiro em seus bancos, verificar suas contas bancárias e receber extratos bancários regularmente sem ir ao banco.
Por meio de sistemas bancários eletrônicos e pela Internet, as instituições conseguem fazer depósitos rápidos e, consequentemente, podem ver seus negócios crescerem.
Realize reuniões virtuais
É impossível administrar um negócio sem reuniões. Sempre haverá encontros e compromissos com diferentes tipos de pessoas, como sua equipe, clientes, parceiros, gerência, fornecedores, investidores e outros.
Então, maximize seu seu tempo e dinheiro, tornando as reuniões eficazes com o uso de plataformas de mensagens.
O WhatsApp, Skype, Google Hangout, Zoom e Whereby e outras plataformas virtuais simplificam as reuniões, sem a necessidade de viajar ou perder tempo no trânsito.
Crie estratégias simples de marketing digital
Todos sabemos que o marketing é a base do crescimento e desenvolvimento de qualquer negócio.
As empresas menores não podem pagar o valor necessário para divulgar seus serviços por meios convencionais e bastante conhecidos.
Entretanto, usar seu site, blog e perfis em mídias sociais pode ser tão ou mais eficiente que qualquer mídia de grande porte.
Por meio de plataformas de marketing digital, como as que já foram citadas, muitos pequenos negócios estão crescendo e promovendo seus produtos.
Ao elaborar materiais como imagens, gráficos, vídeos e postagens em blogs, as empresas atraem e se conectam ao seu mercado certo, obtendo bastante sucesso.
Transfira seus arquivos para a nuvem
Com a ajuda de ferramentas de armazenamento digital, como Google Drive, Drop Box e muitas outras, você pode manter os arquivos online e acessá-los a qualquer hora e lugar.
Com a nuvem, você pode manter seus arquivos em ordem e seguros, evitando a perda de informações devido a problemas de hardware.
Estes são apenas alguns exemplos, mas existem outras inúmeras maneiras de otimizar a performance da sua empresa de pequeno porte através da tecnologia.
Então, pesquise bastante, faça testes e veja se há melhora nos processos. Certamente, de diversas formas, a tecnologia pode sim ajudar bastante sua empresa a crescer e lucrar mais.