Entender quais são as tendências de mercado é fundamental para determinar nichos a serem explorados e para conhecer novos hábitos de consumo.
Saiba que uma tendência de mercado ganha força de acordo com os movimentos sociais, culturais e econômicos, forçando o mercado a se adaptar para suprir a necessidade do público.
Nesse sentido, essas tendências de mercado são criadas a partir de uma necessidade de expansão e inovação totalmente relacionada às pessoas e as suas demandas.
Podemos ver, que existem diversos tipos de tendências de mercado, como as sazonais, históricas, sócio-demográficas ou geográficas.
E uma ótima recomendação para antecipar as tendências de mercado em 2023 é analisar, de forma inteligente, como o mercado funciona. Acompanhe!
O que são tendências de mercado?
A tendência de mercado são os novos hábitos de consumo que estão determinando novos nichos a serem explorados com grande potencial de crescimento.
Isso pode ser feito por meio de análise de dados e também com pesquisas.
Esse é o jeito mais rápido de analisar de forma inteligente o comportamento dos consumidores e entender seus desejos e anseios.
Devemos ponderar que não há certezas em apostar em uma tendência de mercado. Embora não haja garantias de bons resultados, é certo que sua empresa terá pela frente um caminho linear.
Como falamos, para identificar uma tendência de mercado, é importante observar os movimentos sociais e econômicos.
Por exemplo, em meio a pandemia da Covid-19, o trabalho híbrido ganhou força, inclusive de acordo com uma pesquisa do Google, cerca de 85% dos respondentes já consideram o modelo híbrido como definitivo em suas empresas.
Agora vamos conhecer quais as principais tendências de negócios para os próximos anos!
Tendências de mercado: exemplos
No mundo corporativo, as mudanças têm sido significativas e rápidas, surge então uma necessidade constante de atualização e acompanhamento das tendências de negócios para os próximos anos.
Veja a seguir 3 exemplos para entender na prática como as tendências de mercado funcionam!
Importância do bom atendimento ao cliente
Empresas são feitas de pessoas e não existe empresa sem clientes. Um dos pilares fundamentais para que um negócio cresça é que a experiência do usuário e o atendimento sejam sempre uma prioridade.
Isso não é necessariamente uma tendência, mas as novidades e tecnologias que melhoram constantemente dentro desse setor, com certeza são.
Nesse sentido, os clientes de hoje em dia possuem acesso às informações do seu produto, dos concorrentes, preços e promoções do mundo inteiro através da internet.
A figura do vendedor se tornou um suporte para que os clientes tenham experiências fantásticas com os produtos ou serviços prestados.
Assim, não é possível mais existir atendimento despreparado ou experiências medíocres! Isso porque, com o mercado tão competitivo, empresas que atuam com despreparo no atendimento ao cliente estarão fadadas ao fracasso.
Deste modo, o atendimento é a primeira impressão que a sua empresa deixa em um cliente novo e o que mantém os consumidores já existentes.
É certo que, todas as empresas podem cometer algum erro ao longo de sua jornada, mas se ela atender bem o cliente insatisfeito isso poderá ser convertido em algo positivo.
Por tudo isso,o atendimento ao cliente é uma das ferramentas de monitoramento mais importantes da sua empresa. Pode trazer novos compradores, fidelizar os ativos e deixar a sua empresa cada vez melhor.
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Trabalho híbrido
Nos últimos anos, principalmente em razão da pandemia da Covid-19, o trabalho remoto se tornou a melhor alternativa para as empresas. No entanto, com a volta da vida normal, os funcionários voltaram a trabalhar nas empresas.
Nesse sentido, o trabalho híbrido tem sido um novo modelo de trabalho, completamente diferente do trabalho presencial e do trabalho remoto.
E além disso, o trabalho híbrido também aumenta a produtividade, já que o tempo gasto com o deslocamento até a empresa passa a ser investido nas demandas do próprio trabalho e na qualidade de vida do indivíduo.
Existe uma tendência real de que o trabalho híbrido predomine nas empresas em 2023. Menores custos, mais agilidade e mais eficiência em determinados setores impulsionam para além das seguranças sanitárias.
Segurança de dados
Estamos produzindo cada vez mais dados, mas o que estamos fazendo de fato para proteger todas essas informações?
De acordo com uma matéria do Terra, somente em 2022 ocorreram cerca de 3 milhões de ataques cibernéticos, em contrapartida, somente 40% das empresas brasileiras confirmaram que tomam alguma medida para garantir a segurança de dados.
Esses números nos mostram como é urgente atender a essa tendência de mercado, inclusive, o governo e as autoridades de diversos países têm criado medidas sobre esse tema.
A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) é uma nova lei, implantada desde 2020 no Brasil que garante a proteção de dados de empresas e clientes finais. Nesse caso em específico não se trata somente de uma tendência de mercado, mas também de uma necessidade a ser atendida pelas empresas.
Como identificar tendências de mercado?
Para identificar uma tendência de mercado é preciso um mix de elementos que incluem: pesquisas com clientes, pesquisa com empresas, entendimento do cenário socioeconômico, análise de dados e muita interpretação.
De acordo com o Instituto Longevidade, o esperado é que em 2040, 57% da força de trabalho seja composta por pessoas com mais de 45 anos, isso significa que as pessoas irão trabalhar por mais tempo. Uma informação como essa, já pode trazer diversos insights.
Podemos pensar rapidamente em alguns:
- maior necessidade de saúde e longevidade;
- atualização profissional constante para pessoas de mais idade.
A partir dessas duas ideias, já fica um pouco mais fácil visualizar uma nova tendência de mercado, que envolve serviços e produtos para pessoas acima de 45 anos!
Agora você já sabe como identificar uma tendência de mercado, além de ter visto exemplos. Esteja atento e use as informações a favor do crescimento da sua empresa!