O design gráfico é, sem dúvidas, uma das áreas que mais evoluiu e tem evoluído nos últimos anos. Só no ano de 2021, tivemos um aumento de cerca de 40% comparado ao ano de 2020.
Diversos estudantes procuram iniciar nessa área e buscam uma chance de se tornar um designer, são inúmeras oportunidades com um ótimo cronograma de crescimento, o que acaba sendo extremamente atrativo para qualquer pessoa.
Com uma área tão popular e em alta atualmente, é crucial ficar de olho nas chamadas tendências, o que está ou não em alta e até mesmo o que deve ser evitado dentro desse mercado.
Por se tratar de um segmento relativamente novo e que vem se destacando cada vez mais nos últimos anos, as mudanças são frequentes e acompanhá-las tem sido algo obrigatório.
A cada ano que passa, novas tendências acabam surgindo e diferentes pontos acabam ganhando destaque dentro desse setor, então que tal conhecer um pouco mais sobre o que faz ou não sucesso dentro do design gráfico no ano de 2023?
Separe o seu carrinho de carga, seu tablet e seu app de edição, pois no texto de hoje nós iremos falar sobre as principais tendências e o que está em alta no mercado do design gráfico durante o ano de 2023.
Além disso, também iremos mostrar aquilo que deve ser evitado a qualquer custo, então vamos conferir tudo? Vem com a gente e vamos lá!
Blobs
Blobs ou também conhecido como formas abstratas se trata de um elemento visual utilizado dentro do layout.
Através dele é possível usar um campo de cores para harmonizar e compor um layout completo ou até mesmo para mascarar uma foto ou ilustração de uma forma única e interessante.
Essa é uma ferramenta completa e uma tendência considerada secundária dentro do design gráfico, sendo muito utilizada na montagem de layouts e na composição de maneira inteligente vinculada aos elementos.
Motion Graphics
Se tem um tipo de conteúdo que está em alta nos últimos anos, são aqueles em vídeo, TikTok, YouTube e outros aplicativos estão sendo os queridinhos de grande parte do público.
E é claro que essa popularidade também acaba influenciando diretamente dentro do mundo do design gráfico.
Cada vez mais as imagens estáticas serão substituídas por motion graphics e animações, com conteúdos mais interativos e voltados para esse formato.
Esqueça a amostragem de um filtro de ar para compressor apenas em uma foto, a tendência é que sejam criados vídeos, com conteúdos em movimento e interativos, com vídeos curtos, reels e qualquer conteúdo voltado a esse formato.
Nostalgia em alta
A nostalgia está cada vez mais em alta no nosso cotidiano, principalmente nas mídias de entretenimento.
Existem vários filmes que estão tendo novas versões ou têm passado por remakes, jogos remasterizados, músicas antigas voltando à tona e até mesmo tendências de moda e de design têm se tornado cada vez mais presentes.
A nostalgia pelos anos 1970, 1980 e 1990, com elementos visuais mais fortes, estão sendo muito usados dentro do design gráfico, como:
- Ilustrações vibrantes;
- Tipografias volumosas;
- Cores diversas;
- Desenhos em ondas.
Copiar fórmulas e designs famosos de alguns anos atrás realmente é algo que tem se popularizado e se tornado um verdadeiro sucesso.
Tipografia personalizada e fontes serifadas
A tipografia é uma parte crucial dentro do design gráfico, e ela tem sido uma tendência importante para o ano de 2023.
Ela é o que chamamos de personalizada, o cliente procura encomendar algo cada vez mais único e original, com uma tipografia totalmente nova e diferente de tudo que já foi apresentado.
Isso ajuda a trazer um tom único, prático e inovador, gerando uma certa diferença para aquela marca e fazendo com que seu branding seja cada vez mais consolidado.
Outro ponto é o que chamamos de fontes serifadas. A serifa é uma fonte romana que se popularizou muito e tem sido a queridinha dos designers. Na dúvida, opte pelo uso de fontes serifadas, elas trazem um ar único que facilita a leitura e deixa o material extremamente charmoso e atrativo.
Arte por IA
A inteligência artificial é uma tecnologia em plena ascensão. Assim como ela aparece bastante no auxílio de uma máquina de embalar, ela também se populariza dentro do design gráfico, criando artes consideradas únicas e exclusivas dentro do mercado.
Essa tendência utiliza um enorme banco de dados para combinar imagens e criar uma arte única, original e criativa de acordo com aquilo que está em alta dentro do mercado.
São imagens únicas e inovadoras que acabam sendo muito bem aproveitadas da melhor forma possível, podendo gerar insights ou até mesmo ilustrações completas, de maneira produtiva e automatizada, facilitando a rotina e o trabalho dos designers.
Elementos 3D
Fechando nossa lista, temos os chamados elementos 3D, tecnologia que tem voltado a ficar em alta no mercado após explodir nos cinemas no início da década de 2010.
Mockups de produtos, logos, mascotes e até mesmo ambientes virtuais são só alguns exemplos da aplicação 3D dentro do design gráfico.
Esse estilo é crucial principalmente para o aumento da interatividade, com uma experiência muito mais imersiva e única para o público, que pode consumir conteúdos e se deparar com elementos completos.
O que evitar a todo custo?
Tudo que vimos acima são consideradas como as principais tendências em design gráfico para o ano de 2023, agora é hora de conhecer alguns pontos que devem ser evitados a todo custo.
O primeiro ponto é o exagero, nada de misturar tudo, usar uma fonte extravagante, assim como um layout e a mistura de elementos. Saiba usar cada coisa de forma harmônica sem exagerar na dose.
Outro ponto crucial é a má distribuição de elementos, é preciso saber onde cada coisa será distribuída, quais são suas atuações e onde estão os seus melhores encaixes. Também vale ressaltar os problemas de qualidade ou de resolução.
Diferente de um copo de papel biodegradável, que é frágil mas é extremamente benéfico, não é possível ter fragilidades dentro do design gráfico, é necessário caprichar na sua produção, com algo forte e atrativo, tendo uma boa visibilidade e sem erros simples e banais.
Por fim, procure sair da casinha e faça algo além do padrão, o design gráfico é uma área criativa, e se você não acompanhar as novas tendências e o ritmo de crescimento acelerado da área, provavelmente será deixado para trás.
O que achou do texto de hoje? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!