O marketing digital é uma das áreas que mais cresceu nos últimos anos e a tendência é que ela continue crescendo cada vez mais, ela passou de um segmento pouco conhecido para uma área extremamente popular e famosa nos dias de hoje.
Praticamente, toda empresa possui ao menos um profissional de marketing digital ou utiliza assessoria voltada para essa área, assim como toda indústria possui uma válvula de retenção.
Por ser uma área em expansão e com a tecnologia cada vez mais em alta, é natural que as tendências mudem e o mercado se adapte, gerando assim, novas metodologias e formas de trabalhar em cima desse segmento.
No texto de hoje, nós separamos quais serão as principais tendências no marketing digital para os próximos anos, bora conferir o que o futuro reserva para essa área? Então vamos lá!
1 – Mobile First
Mais de 56% dos sites no Brasil são acessados de forma exclusiva pelo celular, essa é a plataforma que as pessoas mais utilizam para navegar pela web, muito mais que o desktop, tablet, ou qualquer outra tela disponível.
Dessa forma, se preocupar em otimizar campanhas para os dispositivos móveis tem se tornado uma preocupação cada vez mais constante para quem trabalha com marketing digital, assim como manter sempre sua central de alarme de incêndio em pleno funcionamento.
Sites mais responsivos, criação de apps, campanhas com formatos para mobile, maior uso das redes sociais, tudo isso está incluso como uma das maiores tendências do marketing digital para os próximos anos.
2 – Vídeo Marketing
Uma simples inclusão de vídeos nas landing pages pode aumentar em até 80% a conversão de um site, enquanto no e-mail marketing amplia as taxas de cliques em até 300%, além disso, 79% dos brasileiros preferem acessar conteúdos em formato de vídeo ou áudio.
Comece a mudar seu formato de fazer anúncios e campanhas, e adote o vídeo marketing dentro de suas estratégias, a eficácia é muito maior, gerando mais resultados, engajamento aumentado e diversos outros benefícios.
3 – Podcasts
Além dos vídeos, os podcasts também são um grande destaque para o marketing digital, o Brasil é o terceiro país no mundo que mais consome esse conteúdo, com mais de 30 milhões de ouvintes e uma taxa de crescimento de 40% ao ano.
Toda essa expansão, é uma ótima ferramenta para impulsionar suas propagandas e até mesmo, criar conteúdo neste formato para seu público, aumentando e melhorando seu relacionamento e criando autoridade para sua marca.
4 – Marketing de Conteúdo
Tanto o podcast quanto o vídeo são estilos de conteúdo, e é claro que não poderíamos deixar de ressaltar a estratégia que promove esse estilo: o marketing de conteúdo.
Para quem não conhece, ele consiste em fazer o público chegar até a sua empresa de forma orgânica, cedendo conteúdos para gerar tráfego.
Por ser uma ação que não invade espaços, não é considerada interruptiva, ela já está presente em mais de 70% das empresas do Brasil e a tendência é que cresça ainda mais, sendo considerada como o carro-chefe das estratégias de marketing digital.
5 – Metaverso
O Metaverso já faz parte da nossa realidade, mas a tendência é que ele seja muito mais ativo em nosso cotidiano daqui a alguns anos, tendo perspectiva de ser algo tão comum para nós quanto um martelete demolidor dentro de uma obra.
Essa mistura de realidade virtual, com realidade aumentada e a criação de um novo “universo digital”, abre um leque enorme de possibilidades para o marketing, fazendo com que o usuário possa:
- Escolher;
- Experimentar;
- Testar o produto de forma virtual;
- Entre outras ações.
E a melhor parte é que é tudo isso sem precisar se garantir fisicamente naquele local. Isso pode gerar uma conexão maior com o público e levar o marketing digital para ainda mais inserido dentro das tecnologias, o que vai mudar por completo seus conceitos e formas de atuação.
De todo modo, o futuro parece empolgante e sem dúvidas, o metaverso deve ser uma das grandes tendências para essa área. O que achou do texto de hoje? Comente sua opinião abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos caso tenha gostado.
Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.