Quando entramos em uma loja, já começamos a procurar pelo que estamos querendo nos expositores comprar e quanto mais fácil de encontrar, mais tempo passamos naquele ambiente, olhando coisas novas.
E até acabamos comprando produtos que nem havíamos planejado. É claro que tudo isso, é muito benéfico para o lojista, que acaba tendo uma alta significativa nas vendas.
Mas, é comum nos questionarmos sobre como deixar o ambiente organizado e visualmente atrativo. A resposta é simples: com expositores de produtos!
Como escolher o expositor ideal para meu produto?
Poucas pessoas sabem, mas existem estilos de expositores específicos para cada tipo de mercadoria. Cada tipo de negócio requer um expositor diferente.
O dispenser para condimentos, é naturalmente diferente de uma prateleira para livros, por exemplo. Por isso, é necessário entender qual a melhor maneira de expor seus produtos aos clientes de seu negócio.
Confira uma lista com alguns dos expositores e gôndolas mais procurados por lojistas:
- Expositor para cubas e louças: Específico para lojas de materiais de construção, podem ficar no chão ou suspensos;
- Expositor para lustres: Muito utilizado em lojas de iluminação, possibilitam que o consumidor encontre o produto sem ficar olhando para cima, o que pode causar um certo desconforto;
- Expositor para cosméticos e dermocosméticos: Geralmente utilizados em perfumarias ou farmácias, costumam ser muito bem iluminados para chamar a atenção dos clientes;
- Expositor para pisos: Utilizado em lojas de pavimentação ou de materiais de construção, servem para facilitar que o cliente escolha o tipo de piso que mais o agrada, sem precisar ficar agachado;
- Expositor de esmalte: Também comumente utilizado em farmácias ou perfumarias. Podem ser fixos ou giratórios, para auxiliar na escolha do produto ideal;
- Gôndolas com prateleiras curvas: Geralmente utilizadas em lojas ou supermercados com grandes estruturas físicas.
Lojas especializadas em comércio de produtos à granel, precisam expor seus produtos de maneira que, os consumidores consigam visualizar a qualidade dos alimentos, antes mesmo de comprá-los.
Escolhas e lojistas
Para isso, o lojista pode, então, estruturar o interior de seu comércio, com potes para cereais, por exemplo. Artefatos desse tipo, podem ser encontrados em lojas especializadas.
E estão disponíveis em diversos tamanhos, formatos, materiais e cores.
Ainda é possível escolher entre os dispensers com tampa, liberação automática dos condimentos, pás recolhedoras, kits compostos por mais de um expositor em uma única estrutura, entre outros.
Em muitas casas de produtos naturais, por exemplo, é possível encontrar porta condimentos, com capacidade de armazenamento que vão desde os 2kg, até os 10kg.
Já para lojistas que trabalham com produtos que não podem ficar expostos em temperatura ambiente, também é possível encontrar opções refrigeradas.
Estas que, igualmente, ajudam a manter a temperatura o alimento, mantendo sua qualidade, sabor, cor e demais características, que precisam ser preservadas naquele alimento.
Casas de bolos ou doces, em geral, contam com pelo menos um balcão expositor refrigerado, que funciona para expor o produto e manter as especificações de clima que ele precisa para armazenamento.
Agora, uma loja que vende produtos de uso estético pessoal, como colares, brincos, anéis e pulseiras, além de expor seus produtos, precisa chamar a atenção de quem entra ali para comprar qualquer um desses itens.
Um expositor de bijuterias, pode fazer uma enorme diferença, não apenas na parte estética do empreendimento, mas também em sua organização.
Todos esses fatores, contribuem para que o cliente não se canse na hora de fazer sua compra e se interesse ainda mais pelo seu negócio.
Essa tática funciona tanto para aqueles negócios que vendem no varejo, quanto para os que vendem bijuterias atacado. Afinal, organizar os produtos só faz bem aos negócios.
Os expositores podem oferecer diversas vantagens
Além disso, além de contribuírem para a organização das mercadorias, os expositores também são muito úteis para chamar a atenção de clientes.
Muitas vezes, com a ideia de transformar o ambiente de trabalho em um lugar organizado e visualmente bonito, podemos esquecer que pequenas medidas podem fazer a diferença.
Em uma loja de roupas, por exemplo, assim mesmo com uma loja de produtos esportivos, um expositor bastante conhecido pode ser muito útil.
Como é o caso da arara de roupas. É possível encontrá-las em diferentes tamanhos, formatos e produzidas em materiais diversos.
Outra dica importante é buscar um fabricante de expositores de confiança, que trabalhe com produtos de qualidade e que, de fato, trarão uma solução ao seu negócio.
Pesquise e entre em contato com as empresas que mais lhe agradam. Em muitos casos, elas conseguem até mesmo oferecer opções de produtos diferenciados, mas que serão muito benéficas ao seu negócio.