Uma boa equipe de e-commerce, seja novo ou estabelecido há algum tempo, enfrenta desafios diários, sempre pensando na melhor forma de continuar atraindo clientes para a loja.
As visitas espontâneas em um site podem ser comparadas com o número de consumidores que entram no seu estabelecimento físico “só para dar uma olhadinha”.
O que define se o visitante vai concluir a compra é a experiência na página, a comunicação, o produto vendido e o preço. No entanto, tudo isso integra a estratégia de SEO. Logo, se você possui um bom nível de tráfego orgânico, isso pode significar boa quantidade de vendas.
Tipos
Antes de falarmos de tráfego orgânico, é necessário entender um pouco mais sobre os principais tipos existentes no marketing digital. Todos eles podem ser comparados com alguma ação off-line, ficando mais fácil de entendê-los.
Tráfego orgânico: é o objetivo de toda loja, seja ela física ou virtual. No mundo off-line, ele acontece quando a pessoa está andando pelo shopping, com muitas opções, e entra na sua loja por achá-la mais interessante. Na internet, ocorre quando o usuário faz uma busca no Google e resolve clicar no seu site, acreditando que vai encontrar o que precisa ali.
Tráfego pago: representa os vendedores na porta da sua loja, convidando potenciais clientes a entrarem, de acordo com o perfil deles. Existem diferentes ferramentas de anúncios pagos, em que você direciona um tipo de público ou determinada palavra-chave e atinge usuários que buscam por produtos similares ao seu.
Tráfego direto: retrata o usuário que já conhece o seu site e o visita digitando a URL diretamente no navegador. Trata-se daquele cliente conhecido, que entra na sua loja já sabendo o nome do vendedor.
Tráfego social: na internet, são os visitantes que chegam ao seu site por postagens de redes sociais, sejam elas feitas pela sua equipe de marketing, ou amigos. No off-line, é aquela pessoa que vai à loja por indicações de conhecidos.
Importância
Tendo uma noção mais completa dos diferentes tipos, fica fácil entender porque o tráfego orgânico é tão valioso quando falamos de SEO e e-commerce.
Quando um usuário busca por “notebook com tela grande” no Google, por exemplo, ele pode estar buscando por modelos de forma geral ou um modelo específico do qual ele não lembra o nome. Uma boa estratégia de SEO vai considerar as palavras-chave long e short tail, de acordo com o objetivo, para atrair esse usuário.
Se o cliente que procura por um notebook já vai comprá-lo, e a sua estratégia de otimização permitiu que você esteja entre os resultados da primeira página, o tráfego orgânico decide se ele fará a compra na sua loja ou não.
Itens como título, meta descrição, posição na página de busca e linguagem do anúncio atuam diretamente nesse processo.
Vantagens
Como mostramos acima, existem os tráfegos nos quais você paga para alcançar o cliente e outros em que a divulgação é mais natural. No caso do tráfego orgânico, o usuário escolhe visitar a sua loja por acreditar que ela pode ter exatamente o que ele procura.
Conseguir um maior número de tráfego orgânico pode ser mais trabalhoso, pois exige muita pesquisa e uma estratégia sólida de marketing, envolvendo, principalmente, SEO.
Por outro lado, você reduz drasticamente os custos de campanha, sendo que, apenas com otimizações de conteúdo e página, pode fazer com que o usuário se torne um cliente em poucos cliques.
Além disso, se o seu conteúdo realmente for relevante após o clique, as chances de que o usuário volte à sua página e gere tráfego social, indicando-a para os amigos presencialmente ou nas redes sociais, é muito maior.
Desta forma, o tráfego orgânico não só economiza investimento financeiro, como também pode trazer retornos a longo prazo.
Texto: Gear Seo