Em linhas gerais, o CRM (ou a Gestão de Relacionamento com Clientes) é uma estratégia de negócios que tem como foco o cliente e sua fidelização, por meio de um atendimento personalizado.
A partir de uma plataforma de CRM, gestores podem gerenciar as informações de leads e clientes, antecipando suas necessidades e propondo respostas mais rápidas, bem como organizar e trabalhar de maneira automatizada e sistemática, eliminando tarefas repetitivas.
Usando o CRM como uma ferramenta de automação de processos de vendas, a empresa pode trabalhar o atendimento, prospecção de novos clientes, pós-venda e estratégias de marketing, atraindo e convertendo mais, além de atuar de forma eficiente em toda a jornada de compra.
Muitas empresas já fazem uso dessa plataforma, que agora está ganhando espaço também entre as pequenas e médias empresas, ajudando gestores e principalmente vendedores a organizarem suas atividades e aumentarem seus ganhos.
Com todas estas vantagens, esta plataforma permitem estruturar o funil de vendas das empresas, contribuindo para o aumento das taxas de conversões e do fechamento de vendas.
O que é CRM de vendas?
Existem diferentes tipos de CRM: marketing, suporte, atendimento, vendas, dentre outros.
Para deixar tudo ainda mais claro, todos eles são complementares, porém focados em etapas distintas da, já falada, jornada de compra do cliente.
Desta maneira, o CRM de Vendas está centrado na gestão comercial da empresa, contribuindo nas operações de pré-vendas e vendas, auxiliando nas atividades diárias dos vendedores e também dos gestores, facilitando o acesso às informações dos clientes, na análise e mensuração de indicadores e resultados.
Uma plataforma de CRM é usada geralmente em empresas que possuem um ciclo de venda médio ou longo, com um processo de vendas mais complexo, com etapas no funil melhor delimitadas e que precisam controlar a entrega de resultados ao cliente.
Se sua empresa se identifica com essas características, então um CRM pode resolver seu problema de conquistar novos clientes, melhorar sua produtividade e conseguir aumentar as vendas.
É importante deixar claro que o CRM pode ajudar também empresas com vendas mais simples, pois os resultados coletados passam a alimentar um banco de dados que, quando utilizado de maneira adequada, torna-se fonte de informação para diversos departamentos em tomadas de decisões.
Como aumentar a produtividade de vendas com o CRM?
Basicamente um CRM de Vendas materializa o processo de vendas, detalhando cada uma das etapas do funil e o estágio em que o lead se encontra.
Assim, a visualização das atividades em cada fase do processo se tornam mais claras, evitando distorções ou perdas de informações, já que todos sabem o que precisa ser realizado e validado para a oportunidade caminhar no funil.
Um bom CRM direciona a equipe em todo o processo de vendas, facilitando o trabalho de todos em uma única plataforma, como;
- Organizar as informações dos clientes potenciais;
- Lembrar das atividades que precisam ser realizadas;
- Medir desempenho dos vendedores e gestores por meio dos indicadores;
- Destacar as oportunidades com maior chance de sucesso através de análise;
- Garantir mais faturamento para a empresa e vendedores.
O que preciso saber antes de implantar um sistema de CRM de vendas?
A grande dificuldade para implantar o CRM está na resistência em utilizar a plataforma, pois ainda existe uma cultura de utilizar planilhas em vendas, de que a empresa quer “roubar” a carteira de clientes do vendedor.
Além de que o CRM não está ajudando, ou seja, todo o tipo de desculpas e erros graves para quem quer crescer.
A implementação de um CRM não é algo tão simples e exige estudo e dedicação. Conheça agora dicas úteis para ajudar durante este projeto:
- Faça um diagnóstico inicial;
- Compare necessidades e funcionalidades;
- Avalie a facilidade de acesso;
- Verifique a rastreabilidade das ações realizadas;
- Observe a oferta de treinamento e as condições do suporte.
A falta de conhecimento sobre como o CRM pode melhorar as vendas da empresa também é um obstáculo e as expectativas para se ter uma implantação tranquila e com sucesso precisam estar muito bem alinhadas desde o início.
Um CRM irá proporcionar como resultado, dentre outros, a centralização das informações dos leads e clientes, a estruturação e organização de todo o processo comercial, a automação de atividades importantes e também de tarefas repetitivas e a disponibilidade de relatórios e indicadores para promover uma melhoria contínua dos resultados.
Se você e sua empresa precisa de uma consultoria ou se quiser conversar até mesmo sobre parceria, entre em contato conosco – www.inovatize.com.br – ficaremos felizes em poder ajudá-lo nessa jornada de sucesso.