Quem está com uma situação financeira saudável pode pensar em usar o 13° salário para investir.
Com o presente bem garantido, será que é hora de pensar no futuro? Muitas pessoas têm dúvidas sobre as vantagens de usar o benefício para fazer investimentos.
Aqui, vamos mostrar as principais vantagens e quais são os melhores investimentos para usar o 13° salário para fazer o seu dinheiro render para você.
Se você está pensando em montar uma reserva de emergência, uma previdência empresarial ou investir para gastar com viagens no futuro, o 13° salário pode ser uma forma de criar o hábito de poupar.
É importante entender que o 13° salário não deve servir apenas para quitar dívidas ou gastar com presentes no fim de ano. Vale a pena investir o décimo terceiro salário, principalmente se a situação financeira está boa.
Por que investir o 13° salário?
Se você não tem dívidas e está com o orçamento controlado, você tem a liberdade de usar o 13° salário para outras finalidades.
E é preciso ir além de deixar o dinheiro na poupança ou usá-lo apenas para comprar presentes ou viajar. Investir é uma boa maneira de usar o seu dinheiro a seu favor.
Essa é uma forma de montar uma reserva de emergência, iniciar uma previdência privada, juntar dinheiro para financiar a casa própria, entre outros objetivos.
Confira abaixo alguns motivos de investir o seu 13° salário:
Incentivo a fazer novos investimentos
O primeiro motivo para usar o 13° salário para investir é a dificuldade em criar disciplina para investir. Isso é algo presente na vida de muitos brasileiros.
E investir parte do décimo terceiro salário para iniciar uma reserva de emergência, por exemplo, é uma forma de incentivo para começar a criar o hábito de poupar dinheiro mensalmente.
Fazer o seu dinheiro trabalhar para você
Investir é uma forma de fazer o seu dinheiro render sem que você precise trabalhar.
Por mais que a rentabilidade seja pouca, o seu dinheiro rende alguns centavos ou reais sem que você precise fazer nada além de deixá-lo aplicado.
E isso é uma maneira de se incentivar a fazer novos investimentos, estudando o mercado para começar a se aventurar em mercados mais arrojados.
Esses investimentos possuem riscos maiores, mas oferecem um potencial de rentabilidade alto, o que pode fazer o seu dinheiro render bastante.
Pegar experiência no mercado de investimentos
O seu 13° salário pode representar a sua entrada no mercado de investimentos. Isso traz a oportunidade de começar a criar experiência em investir.
Isso é muito importante para que o investidor entenda como funciona esse mercado e possa cada vez mais realizar investimentos com mais segurança.
Diversificar sua carteira de investimentos
Para quem já tem dinheiro investido e tem vontade de buscar novos objetivos financeiros, usar o 13° salário para investir é uma maneira de diversificar a carteira de investimentos.
Essa é uma forma de ampliar o seu leque de ativos e abranger novos objetivos para o seu planejamento financeiro.
Onde investir o seu 13° salário?
Além de ter objetivos financeiros e montar um planejamento, é preciso entender o seu perfil de investimentos e conhecer as aplicações disponíveis no mercado. Confira abaixo algumas boas alternativas para aplicar o seu 13° salário:
CDBs e Tesouro Direto
Estes dois títulos de renda fixa são as opções prediletas de quem está começando a investir e já entendeu que a poupança não é mais um bom investimento.
O CDB é um título privado em que você empresta dinheiro a um banco privado e recebe o valor com os juros do período no vencimento do título.
O mesmo acontece com títulos do Tesouro Direto. A diferença é que no Tesouro Direto, o investidor está emprestando dinheiro para o governo federal.
Ambos os investimentos são de baixo risco e boa rentabilidade, dependendo do momento do país.
Esses dois títulos de renda fixa são excelentes para quem deseja começar uma reserva de emergência, por exemplo.
O Tesouro Selic e muitos CDBs possuem liquidez diária, o que permite o resgate do investimento a qualquer momento.
No Tesouro Direto também é possível encontrar opções de renda fixa para planejar a aposentadoria, por exemplo.
Experimente mercados mais arrojados
Se você possui alguma experiência em investimentos, você pode usar o seu 13° salário para ganhar experiência em mercados de renda variável em que o risco é maior, mas a rentabilidade também.
Uma dica é começar por fundos multimercados que possuem bom rendimento e misturam ativos de renda fixa com renda variável.
E se você quer ir além, pesquise o mercado de ações e faça suas primeiras apostas. Comece com pouco e vá ganhando experiência no mercado, nada melhor do que usar o 13° salário para isso.
Bom, se você tinha dúvidas se valia a pena usar o seu décimo terceiro salário para investir, acho que agora você sabe que é uma boa ideia, né? Siga nossas dicas e faça o seu dinheiro render para você!