As gerações que nasceram na era da internet já estão consumindo e, claro, de forma digital, assim como aprenderam desde crianças. As vendas online vêm crescendo exponencialmente nos últimos anos e ainda deram um salto durante a pandemia, forçando os menos adeptos a comprarem online.
Por isso, atualmente, é inviável escalar um negócio sem pensar nas vendas online.
Vamos falar sobre isso?
Venda experiência turísticas online
Na indústria turística esse movimento também tem acontecido há bastante tempo. As empresas que atuam nesse ramo do terceiro setor já entenderam que as vendas online fazem parte da organização das viagens dos atuais turistas, pois são mais práticas e possíveis de serem realizadas fora de seu domicílio.
Os grandes hubs do turismo, como as companhias aéreas e as redes hoteleiras, já perceberam há muito tempo que viabilizar as vendas em seus sites é um modo de alcançar ainda mais clientes, mesmo que eles estejam distantes dos seus destinos.
A estratégia de vender online gera um ciclo que beneficia clientes e empresas. Veja:
A empresa tem menos custos para realizar as vendas online
Desta forma, consegue oferecer descontos, formas de pagamento melhores e outras vantagens aos clientes. Ao vender online, a empresa elimina alguns custos fixos que normalmente são embutidos no preço final que é cobrado do cliente, como:
- aluguel do espaço físico (que não existe na venda online);
- gastos com energia elétrica;
- água;
- gás;
- funcionários, entre outros.
Ainda que haja alguns custos de operação nas vendas online (como os custos da hospedagem de um site e um bom sistema antifraude, por exemplo), esses ainda são menores do que aqueles citados acima no cenário da venda física.
Dessa forma, a empresa tem maior flexibilidade para trabalhar a fixação do preço do seu produto turístico, podendo repassar essa flexibilidade também para o cliente.
O cliente
Por sua vez, se sente mais atraído por essas vantagens, como preços mais atraentes, parcelamentos, fidelidade, além de ter total autonomia para realizar sua compra da maneira que desejar.
Com um site desenvolvido exclusivamente para vender os produtos turísticos, a empresa pode realizar as estratégias de venda que achar mais adequadas para o seu público e proporcionar uma experiência de compra segura e agradável, conquistando o cliente antes mesmo dele usufruir do serviço comprado.
No ambiente digital, a concorrência é ainda maior, pois a empresa não está lidando apenas com outros negócios localizados em sua região, mas sim, com negócios do mundo todo que oferecem os mesmos produtos e serviços.
Por isso, cada passo conta para garantir que o cliente compre da empresa X e não da empresa Y.
Dessa forma, oferecer uma experiência de compra exclusiva, fácil e segura proporciona mais autonomia para seu cliente e ainda o fideliza, tornando-o defensor da marca.
Uma vez que esse cliente se sente satisfeito, ele propaga essa experiência e usa o famoso “marketing boca a boca” a favor da empresa.
A empresa
Gera mais vendas e consegue atingir um público maior, aumentando seu faturamento e proporcionando ainda mais vantagens aos seus clientes.
Ao oferecer mais autonomia ao cliente e, por sua vez, garantir a fidelização do mesmo, a empresa aumenta sua recorrência de compra.
Pesquisas recentes que tratam sobre as mudanças no comportamento dos consumidores mostram que clientes satisfeitos tendem a voltar a comprar de empresas que proporcionaram boas experiências a eles. E esse comportamento gera economia para a empresa.
Philip Kotler, considerado o “pai” do Marketing, já constatou isso há muitos anos, quando disse que “conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais do que manter um cliente atual.”
Por isso, oferecer uma experiência de compra agradável e fidelizar seu cliente através das vendas dos produtos turísticos online é uma grande oportunidade de ampliar seu alcance e, consequentemente, seu faturamento.
Esse ciclo infinito ainda proporciona outras vantagens, como por exemplo, a antecipação. Realizar a divulgação dos seus produtos turísticos online pode despertar no cliente um desejo de compra que ele ainda não tinha, instigando-o a realizar a compra antecipada para usufruir dos serviços futuramente.
Essa compra antecipada gera dois comportamentos positivos:
O cliente terá mais tempo para se planejar e realizar o pagamento. Ao chegar na data escolhida para usufruir dos serviços, o cliente normalmente, já está com a viagem paga e tende a realizar mais gastos durante os passeios e afins, aumentando o ticket médio gasto.
A empresa recebe o valor da venda também de maneira antecipada, podendo quitar os custos de intermediação antes. Isso permite maior negociação de prazos com fornecedores e melhora o fluxo de caixa da empresa, proporcionando mais saúde às finanças.
Ou seja, as vendas online oferecem inúmeras vantagens e vieram para ficar. Às empresas cabe realizar a adaptação necessária para vender seus serviços turísticos de maneira profissional e inteligente.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela Planne, onde você pode encontrar centenas de novos conteúdos informativos.