sociais

Você deve contratar um gerente de mídias sociais para o seu negócio?

Hoje em dia, espera-se que praticamente todas as empresas estejam nas redes sociais, inclusive, por um bom motivo. Atualmente, o Facebook tem mais de 2,19 bilhões de usuários ativos mensais e o Instagram mais de 800 milhões. 

Então eu te pergunto: por que sua empresa deveria estar nas redes sociais e como fazer com que elas funcionem para você? Pois bem, quando usada corretamente, a mídia social pode ajudá-lo a:

  • Atrair e envolver um público;
  • Representar sua empresa;
  • Responder às perguntas e comentários dos clientes;
  • Gerar vendas.

Claro que para que isso aconteça da forma correto, diversos outros pontos precisam ser avaliados e tratados, como os seguintes: 

É necessário contratar um gerente de mídia social?

Como proprietário de uma pequena empresa, você deve desempenhar muitos papéis e preencher muitas funções, mas quase todas as decisões se resumem a, basicamente, tempo ou dinheiro. 

O que você pode pagar e o que precisa fazer no orçamento? O equilíbrio é a chave, e o gerenciamento de mídia social não é exceção.

Aqui estão algumas perguntas que você deve fazer a si mesmo ao decidir se vai lidar com a mídia social por conta própria ou contratar um gerente de mídia social especializado. Confira mais detalhes:

Você entende de mídia social?

Você tem um bom conhecimento e compreensão dos diferentes canais de mídia social, incluindo Facebook, Twitter, Instagram, Snapchat, Pinterest e Google+? Você gosta de usá-los? Você está ciente das atualizações e recursos mais recentes?

Você pode manter uma presença ativa?

A mídia social se move rapidamente. Você precisará manter seus canais atualizados, com uma mistura de imagens, infográficos, promoções, resenhas, vídeos, postagens de blogs e talvez até dados de pesquisa. 

Mesmo que seus funcionários cheguem na empresa e marquem sua presença através do ponto online, eles já possuem tarefas diárias a serem realizadas, dessa forma se percebe a importância de um gerente de mídia social para sua empresa.

O tipo exato de conteúdo dependerá do negócio, é claro, e algumas plataformas exigem mais esforço do que outras, mas independentemente do negócio ou plataforma, consistência e frequência são fundamentais. 

Não há nada pior do que pesquisar a conta de uma empresa e descobrir que ela não é atualizada há seis meses. Você tem tempo todos os dias / semanas para se dedicar às redes sociais?

Outra pessoa pode representar sua empresa com autenticidade?

Fotos e informações sobre sua empresa devem ser compartilhadas de forma autêntica. Você não deve ter medo de compartilhar uma visão real dos “bastidores” de seus produtos ou serviços. 

Eles não precisam ser fotos ou vídeos profissionais de estúdio; aqueles podem parecer muito clínicos e postagens mais genuínas atraem um engajamento maior. 

Você já conhece sua empresa por dentro e por fora, mas o gerente de mídia social que você contrata será capaz de representá-la fielmente para o mundo?

Você pode pagar?

Compreender o custo é uma grande parte dessa decisão. Se decidir contratar um gerente, como você pode ter certeza de que obterá o retorno do seu investimento?

Uma opção para quem não tem dinheiro ou tempo é experimentar um aluno ou estagiário. Os jovens de hoje são geralmente muito experientes em mídia social, tendo crescido usando-a. 

Por outro lado, podem carecer do profissionalismo necessário. Seu gerente de mídia social precisa ser capaz de representar sua empresa da maneira certa e julgar o que é apropriado para seus clientes.

Você precisará encontrar um aluno ou estagiário que seja maduro o suficiente para confiar o acesso à página da sua empresa. Leva anos para construir uma reputação e apenas alguns segundos para arruiná-la com a postagem errada.

Você conhece seu mercado / público?

Você sabe o que seu público gosta e responde melhor? Se você deseja que suas mídias sociais sejam eficazes, você precisa investir tempo e esforço para aprender sobre o seu público-alvo

Então você pode criar um conteúdo envolvente. Não tenha medo de experimentar e aposentar aqueles que não obtiveram a resposta desejada.

Você tem um plano?

Essa é a chave. Postar aleatoriamente, sem rima ou motivo, apenas cria uma experiência desconexa para o seu público. Para obter os melhores resultados, você precisa criar e seguir um plano. 

Por exemplo, digamos que você esteja realizando um evento sobre o qual deseja contar aos seus clientes. Simplesmente postar o dia do referido evento não é suficiente. 

Você precisa avisar as pessoas com antecedência, deixá-las animadas e, em seguida, continuar a lembrá-las nos dias que se seguem, sem parecer spam. Ter um plano permite que você faça isso de maneira clara.

Considerações finais

A esta altura, você deve ter uma boa ideia se deve continuar fazendo a mídia social sozinho ou trazer a ajuda de um especialista. Seja honesto consigo mesmo sobre quanto tempo você tem e se seu nível de conhecimento e experiência é bom o suficiente. 

Com a estratégia e a manutenção certas, as redes sociais podem ser uma excelente ferramenta para ajudar o seu negócio a crescer. Com essas informações acreditamos que você consiga tomar uma boa decisão.