Whatsapp é um dos aplicativos móveis mais populares, com cerca de 200 milhões de usuários mensais.
De propriedade do Facebook desde 2014, o Whatsapp promove a troca de mensagens instantâneas entre usuários, na forma de chat.
O crescimento do aplicativo estimulou até as empresas a optar por um canal de comunicação, com a criação do que é conhecido como Whatsapp Business.
Segundo o próprio site do Whatsapp, o Whatsapp Business é um aplicativo gratuito de mensagens instantâneas especialmente desenvolvido para empresas.
Com ele, é possível criar um catálogo para exibir produtos e/ou serviços, conectar-se com clientes, automatizar mensagens e agilizar a resposta.
Além disso, o Whatsapp Business pode enviar notificações aos clientes, informando sobre um assunto importante. O
Whatsapp Business está disponível para download na Play Store, para smartphones Android, iPhones e iPads.
Qualquer empresa pode usar o WhatsApp Business. De um pequeno negócio de dispositivo de proteção contra surtos atmosféricos a grandes corporações.
Profissionais autônomos também podem se beneficiar dessa ferramenta, tornando o atendimento mais formal e, assim, aumentando sua credibilidade no mercado.
No Brasil, 87 empresas que usam o Whatsapp Business acreditam que o aplicativo facilitou a comunicação com os clientes.
Além disso, 81% das empresas disseram que o WhatsApp Business as ajudou a expandir seus negócios.
Considerando isso, separamos 5 motivos para você começar a usar o Whatsapp Business para o seu negócio.
1. Separando o pessoal do profissional
Imagine a seguinte situação: você está de férias com sua família e no meio da noite um cliente começa a te mandar mensagem sobre o serviço de automação de portão duplo deslizante da sua empresa.
Embora isso seja bom, já que sua empresa tem uma demanda de mercado, há um problema. Com efeito, os momentos de lazer e descontração são substituídos por mais horas de trabalho.
Por isso, hoje é quase uma obrigação separar o profissional do pessoal.
Além da saúde ocupacional, é uma forma de respeitar o tempo de trabalho.
No Whatsapp Business você pode salvar informações sobre o seu negócio incluindo horário de funcionamento. O aplicativo também exibe localização da empresa, site (único ou múltiplo), e-mail de contato e envia mensagens automatizadas aos clientes.
As mensagens automáticas são outra vantagem do Whatsapp Business. Dessa forma, os clientes que entrarem em contato com você fora do horário comercial não ficarão sem uma resposta ou explicação clara.
Com efeito, é possível configurar um SMS fora do escritório, uma mensagem de boas-vindas ou uma resposta rápida.
Por exemplo, quando você solicita a uma empresa que faça conserto de motor de portão fora do horário comercial, o Whatsapp Business pode ser configurado para enviar a seguinte resposta:
“Obrigado por sua mensagem. No momento não temos um disponível, mas retornaremos o mais breve possível”
Assim o cliente se sente ouvido e espera uma resposta da empresa
2. Aproxime-se dos clientes
Mais de 3 milhões de empresas usam o Whatsapp Business. Além da praticidade de comunicação, o aplicativo também acompanha as tendências de mercado e o comportamento dos clientes atuais, que preferem o contato online pelo chat telefônico.
Dessa forma, é possível aproximar a empresa dos usuários, pois sua empresa estará presente nas plataformas utilizadas pelos clientes.
Whatsapp Business permite criar lista de discussão de usuários. Em outras palavras, a empresa pode segmentar clientes e separá-los em grupos, como “negócios não listados”, “clientes antigos” e assim por diante.
Com isso, as mensagens enviadas podem ser personalizadas, com base na jornada de compra do consumidor (funil de vendas), aproximando o cliente da empresa.
Por exemplo, quando se trata de montagem industrial com um cliente que já conhece os serviços da sua empresa, é divertido enviar conteúdo diferente, por curiosidade ou a favor.
Ao contrário de novos usuários sobre sua empresa, onde você precisa enviar informações básicas de serviço.
As listagens de empresas no Whatsapp também ajudam a manter fornecedores, parceiros e funcionários separados.
Como resultado, a empresa organiza melhor a comunicação e as relações, tanto interna quanto externamente.
Isso leva a uma maior eficiência na transmissão de informações, bem como maior controle sobre as conversas.
3. Divulgar produtos/serviços através do catálogo do Whatsapp
A categoria de produtos é outra exclusividade do Whatsapp Business, lançado em 2019.
Graças a ela, as empresas podem oferecer uma ampla gama de produtos aos clientes, com informações sobre base e preço. Isso facilita as vendas e ajuda a popularizar os principais itens que sua empresa vende.
De fato, uma empresa que vende tinta industrial preço pode encomendar produtos diretamente na categoria Whatsapp Business.
Esse recurso é ótimo para pequenas e novas empresas que não possuem site próprio, pois a categoria do produto é semelhante ao E-Commerce, mas no aplicativo Whatsapp Business.
Além disso, vários produtos, incluindo produtos relacionados, podem ser registrados. No exemplo citado acima, além do tinta industrial, a empresa pode anunciar um nobreak industrial.
O Whatsapp está trabalhando em formas de melhorar seu portfólio de produtos Whatsapp Business, com opção de pagamento dentro do próprio app.
Agora você pode efetuar pagamentos através dos botões ou links do PagSeguro no Mercado Livre.
4. Habilitando Popularidade com Links da Web
O Whatsapp Business possui um recurso chamado “Click to Chat” que cria um link clicável para redirecionar o usuário para um chat com uma determinada quantia.
Dessa forma, as empresas podem colocar links em seus sites, e-commerce e lojas virtuais para incentivar os usuários a enviar mensagens.
Por exemplo, ao fornecer estruturas metálicas industriais personalizadas, com medidas específicas dependendo do projeto do cliente, a empresa pode exigir que o usuário envie as informações via WhatsApp e assim fornecer o link de acesso para iniciar a conversa.
Além da comodidade da comunicação, a empresa terá acesso aos clientes, possibilitando que eles invistam em estratégias de fidelização.
Em um ambiente digital, um relacionamento pós-venda é altamente recomendado, principalmente para empresas que desejam uma lista permanente de clientes.
Por isso, enviar uma mensagem via WhatsApp perguntando sobre o atendimento, feedback e avaliação dos consumidores é fundamental.
Além disso, a empresa pode manter um histórico de conversas com usuários contatados via WhatsApp por meio de links da web. Desta forma, é possível continuar a negociar com o cliente, de forma amigável e próxima.
5. Facilite a medição dos dados no Whatsapp
O Whatsapp Business fornece relatórios de desempenho abrangentes, com muitos insights e dados para as empresas melhorarem suas estratégias de marketing.
Este aplicativo permite monitorar estatísticas de comunicação e tráfego de mensagens, além de rastrear o número de mensagens lidas, enviadas e enviadas.
Por exemplo, ao informar um cliente sobre as especificações de um eliminador de gotas em pvc, verificou-se que os avisos não estavam sendo entregues.
Isso pode afetar o relacionamento com os consumidores, por isso é essencial manter essas informações sob controle para melhorar a divulgação ou planejar uma reavaliação, verificar problemas.
Cabe destacar que o Whatsapp Business é um ótimo aplicativo para publicidade. Em primeiro lugar, é gratuito, permitindo converter clientes a um custo incrivelmente baixo. Outros benefícios incluem:
- Facilidade de acesso para os usuários;
- Verifique as mensagens diárias do usuário;
- Velocidade de entrega de mensagens e conteúdo;
- Envie conteúdo em diferentes formatos (foto, vídeo, texto).
É importante diversificar os formatos de publicidade enviados pelo Whatsapp, principalmente para os clientes que já conhecem a empresa. Vá além do texto: envie áudio, vídeo, fotos e use linguagem acessível.
Além disso, é interessante conhecer e identificar os perfis de nossos clientes, pois cada usuário tem suas próprias diferenças e personalidades. Saber descobrir a singularidade de seus clientes é a chave para um negócio de sucesso. O
Whatsapp Business também pode ser usado como canal de publicidade direta, semelhante ao e-mail marketing.
No entanto, caso a empresa opte por essa estratégia, é fundamental reconhecer o perfil do cliente, identificá-lo no funil de vendas e oferecer a possibilidade de descadastramento da lista de transmissão, caso o usuário deseje.
Além disso, o desempenho do Whatsapp Business pode ser melhorado, com resultados ainda mais positivos, à medida que a empresa integra outros canais de comunicação.
Em outras palavras, os contatos do WhatsApp podem ser divulgados em outras redes sociais corporativas, como páginas do Facebook, perfis do Instagram e contas do Twitter.
Este texto foi originalmente desenvolvido pelo grupo de blogs Guia de Investimento, onde você encontra centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.